quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reflexão sobre as caracteristicas que definem um empreendedor, incluindo uma análise sobre os conhecimentos relevantes para a atuação empreendedora.

1- Quais características do ser humano são importantes para o sucesso do empreendedor? Comente.


Visão:

A teoria visionária de L J. Fiíion (1991) nos ajuda a entender como se forma uma ideia de produto e quais as condições para que ela surja. Ela diz que as pessoas motivadas a abrir uma empresa vão criando, no decorrer do tempo, baseadas na sua experiência, ideias de produtos. Taís ideias, a princípio, emergem em estado bruto _ e refletem ainda “um sonho”, uma vontade não muito definida. Ou seja, ainda não sofreram um processo de validação, podem ainda não ser um produto.


Liderança :

Deve o empreendedor ser uma pessoa com autonomia, autoconfiança. Tem de acreditar que pode mudar as coisas, que é capaz de convencer as pessoas de que pode conduzi-las para algum ponto no futuro. Fílion chama a isso isso Conceito de si. Deve ainda possuir a capacidade de convencer as pessoas de que sua ideia é ótima e de que todos vão beneficiar-se dela. Enfim, deve saber persuadir terceiros e o ajudarem a realizar o seu sonho. É o que Fílion chama de Liderança.


Conhecimento:

E, lógico, é exigido de tal pessoa conhecimento do setor em que vai atuar.

O empreendedor sempre quer realizar os seus próprios sonhos. É alguém que busca incansavelmente a auto-reaiização...

... capaz de transformar o mundo.

... aprender com os insucessos...

O empreendedor aprende com os erros e fracassos, diante dos quais não se abate.

... o papel de ator principal...

O empreendedor acredita que pode convencer as pessoas a realizarem o seu sonho. Ele tem a capacidade de colocar o destino a seu favor, a certeza de fazer diferença no mundo.



"É preferível ser cabeça de sardinha a rabo de tubarão."



O empreendedor tenta antecipar situações e preparar-se para elas.

É alguém com capacidade de observação e de planejamento.



Segundo Timmons (1994), "o Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20".


Fonte:Fernando Dolabela no livro “O SEGREDO DE L U I S A”

Autor: dolabela@reime.org.br

Primeira edição: Maio de 1999





Comentário:


O empreendedor deve ser uma pessoa que introduz inovações, assumindo riscos.

Sempre com uma forma diferenciada de administrar, vender, fabricar, distribuir, além de inovar na forma de fazer propaganda dos seus produtos e/ou serviços, com atitudes e ideias criativas.


José Marcos




• Presume-se que, se uma pessoa tem características e aptidões mais comumente encontradas em empreendedores de sucesso, terá melhores condições para empreender. Como se sabe, é pelas características comportamentais básicas que o candidato a empreendedor deve se pautar. Por outro lado, sem tais características, a pessoa terá dificuldades em obter sucesso. No estágio atual de conhecimento sobre Empreendedorismo, sabe-se como ajudar os empreendedores em potencial e os empreendedores de fato a identificar as características que devem ser aperfeiçoadas para obterem sucesso.

• A tese de que o empreendedor é fruto de herança genética não encontra mais seguidores nos meios científicos. Assim, é possível que as pessoas aprendam a ser empreendedoras, mas dentro de um sistema de aprendizagem especial, bastante diferente do ensino tradicional.

0 que ainda não se pode fazer no estágio atual de conhecimento na área de Empreendedorismo:

• determinar com certeza se uma pessoa vai ou não ser bem-sucedida como empreendedora;

• garantir que as pessoas dotadas das características essenciais ao empreendedor terão sucesso.


A alta taxa de mortalidade infantil. No mundo das empresas emergentes, a regra é falir, e não ter sucesso. De cada três empresas criadas, duas fecham as portas. As pequenas empresas (menos de 100 empregados) fecham mais: 99% das faiências são de empresas pequenas. Se alguns têm sucesso sem qualquer suporte, a maioria fracassa, muitas vezes desnecessariamente. A criação de empresas é um problema de crescimento económico.

Exige-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de "Empreendedorismo". As empresas precisam de colaboradores que, além de dominar a tecnologia, conheçam também o negócio, saibam auscultar e atender às necessidades do cliente, possam identificar oportunidades, e mais: buscar e gerenciar os recursos para viabilizá-las.

Voce tem que aprender a aprender sozinho,o conhecimento de que necessita, diferentemente do aprendizado nas áreas onde se busca a resposta certa.

A grande virtude no Empreendedorismo é a capacidade de formular as perguntas pertinentes, que geralmente não apontam para uma só verdade, para uma única "resposta certa", mas para vários e diferentes caminhos e alternativas.


Filíon se refere à Visão complementar, que trata da gerência da empresa, da organização e controle das diversas atividades administrativas, financeiras, de pessoal, etc. Através da visão complementar é que se criará a estrutura para que o produto seja vendido aos clientes, da forma mais eficaz possível, gerando os resultados esperados (viabilidade, consolidação, crescimento,altos lucros).


Fonte:Fernando Dolabela no livro “ O SEGREDO DE L U I S A”

Autor: dolabela@reime.org.br

Primeira edição: Maio de 1999




Segundo Nonaka & Takeuchi (1997) há dois tipos de conhecimento que podem ser identificados. O primeiro deles, o conhecimento tácito, é aquele que diz respeito ao aprendizado acumulado pelo indivíduo no decorrer de sua vida, ou seja, corresponde a um conhecimento pessoal e arraigado no indivíduo, o que torna mais difícil a sua explicitação e comunicação. Este conhecimento é composto por duas dimensões distintas: a técnica, que corresponde ao know-how do indivíduo, e a cognitiva, que compreende as crenças, percepções, ideais, valores, emoções e modelos mentais individuais. O segundo tipo de

conhecimento, o explícito, consiste em um conhecimento formal, sistemático e, portanto,passível de ensino.


Uma vez que ambos os conhecimentos – tácito e explícito – são parte essencial da dinâmica de uma organização, o desenvolvimento de uma efetiva gestão do conhecimento encontra-se ligado não só à identificação desses conhecimentos no ambiente organizacional, mas também à necessidade de uma consciência sobre como ocorrem seus processos de troca

ou conversão.


O conhecimento consiste em uma somatória de experiência, valores, informação contextual e insights experimentados, a partir da qual é possível avaliar e incorporar novas experiências e informações (Davenport & Prusak, 1998)












Justificativa:


Pelo exposto nos resumos acima, necessitamos de uma visão complementar que se traduz no gerenciamento da empresa que você criou, sua organização e o controle das diversas atividades administrativas, financeiras, de pessoal, etc. Através disto é que se criará a estrutura para que o produto/serviço seja vendido aos clientes, da forma mais eficaz possível, gerando os resultados esperados (viabilidade, consolidação, crescimento,altos lucros).

É possível agregar valor para ser um empreendedor de sucesso, investindo no conhecimento explícito que adquirimos em cursos de administração, auto-aprendizagem, especializações e tecnologia vinculada à área de atuação.

Claro se for identificado que a pessoa tem as características e o perfil de empreendedor isto pode facilitar as coisas, mas não é fator de garantia de sucesso.


José Marcos 

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