sábado, 1 de outubro de 2011

Vendas e marketing...


A meu ver, ainda tem muitas empresas familiares que fazem uma pequena confusão, até investem em novas tecnologias, mas esquecem e confundem duas coisas: Vendas e marketing...

 

Estamos na Era da Informação e por este motivo que o Marketing vem ganhando força e importância cada vez maior no mundo, uma vez que a Globalização e a Internet estão unificando o mundo, as empresas aumentaram seus mercados, porém, perderam mercados fixos uma vez que a concorrência agora e Global.

Vendas e marketing, serão a mesma coisa? Teriam os mesmos objetivos? Alcançariam os mesmos resultados?

Vejamos...

"A venda enfoca as necessidades do vendedor; o marketing, as do comprador. A venda está preocupada com as necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro; o marketing, com a idéia de satisfazer às necessidades do cliente por meio do produto e toda a gama de coisas associadas com a criação, a entrega e o consumo final." Levitt, Theodore (1988)

Na realidade, a venda e o marketing são antíteses e não são sinônimos ou complementações.

"Haverá sempre, podemos admitir, necessidade para alguma venda, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, é saber e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço o sirva e se venda por si mesmo." Druker, Peter F. (1980)

"Do ponto de vista ideal, o marketing deve resultar num cliente que está pronto para comprar.

Tudo o que precisaremos então é tornar o produto ou serviço disponível, isto é, logística em vez de perícia em vendas, e técnicas estatísticas em vez de promoção.

O conceito de venda começa com os atuais produtos da empresa e considera sua tarefa utilizar a venda e a promoção para estimular um volume lucrativo de vendas.

O conceito de marketing é uma orientação para o cliente, tendo como retaguarda o marketing integrado, dirigido para a realização da satisfação do cliente, como solução para satisfazer aos objetivos da organização.

Podemos agora diferenciar, tanto em termos conceituais quanto aplicativos, as atividades de vendas (que priorizam o produto) e as de marketing (que focalizam a satisfação de necessidades do consumidor)." Kotler (1986)

Fonte: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/estmkt.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário