terça-feira, 13 de setembro de 2011

Psicologia no trabalho

Considerando as doenças ocupacionais e o estresse relacionados a uma organização de trabalho, faça a seguinte reflexão:
Você acha que no seu trabalho ou na sua rotina você poderia alterar sua organização de forma que pudesse ter produtividade associada à qualidade de vida? Você já sentiu estresse ou teve algum tipo de doença física ou psíquica relacionadas a uma rotina de trabalho exaustiva? Como você reagiu a isso e quais modificações fêz em sua vida?


Ao meu ver a empresa não consegue aumentar a produção com o pessoal totalmente estressado, isto acarreta muitos problemas de saúde, absenteísmo, horas extras desnecessárias e como consequência a baixa produtividade, além de impactar na qualidade de vida e desvalorização da imagem da empresa pelos seus colaboradores. Acredito que se for uma empresa "séria" pode acontecer em algum ponto isolado e em função da produtividade ela deve resolver isto.



Eu trabalhei mais de 20 anos no turno de revezamento, nos primeiros anos, tive alguns problemas de estresse relacionados ao sono por ações repetitivas. Quando o horário mudava, ou seja, trabalhava de manhã e no dia seguinte tinha que trabalhar a noite, me irritava facilmente, ficava gripado... só de saber que iria fazer “zero hora”, até um simples barulho de aquário me incomodava. Resolvi mudar minha rotina de dormir,aceitei, me adaptei e meu organismo começou a responder melhor. Queria dormir muito por obrigação...já que tinha que trabalhar a noite e isto me incomodava e me gerava estresse, depois que passei dormir quando me sentia cansado, ou seja,dormir menos, o organismo aceitou.
Não digo que você se sinta normal perdendo várias noites de sono, mas como mudei a rotina, relaxei e o estresse desapareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário