quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você está preparado para 2030?

                           fonte:    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/empregos/inde02102011.htm


Reflexão sobre as caracteristicas que definem um empreendedor, incluindo uma análise sobre os conhecimentos relevantes para a atuação empreendedora.

1- Quais características do ser humano são importantes para o sucesso do empreendedor? Comente.


Visão:

A teoria visionária de L J. Fiíion (1991) nos ajuda a entender como se forma uma ideia de produto e quais as condições para que ela surja. Ela diz que as pessoas motivadas a abrir uma empresa vão criando, no decorrer do tempo, baseadas na sua experiência, ideias de produtos. Taís ideias, a princípio, emergem em estado bruto _ e refletem ainda “um sonho”, uma vontade não muito definida. Ou seja, ainda não sofreram um processo de validação, podem ainda não ser um produto.


Liderança :

Deve o empreendedor ser uma pessoa com autonomia, autoconfiança. Tem de acreditar que pode mudar as coisas, que é capaz de convencer as pessoas de que pode conduzi-las para algum ponto no futuro. Fílion chama a isso isso Conceito de si. Deve ainda possuir a capacidade de convencer as pessoas de que sua ideia é ótima e de que todos vão beneficiar-se dela. Enfim, deve saber persuadir terceiros e o ajudarem a realizar o seu sonho. É o que Fílion chama de Liderança.


Conhecimento:

E, lógico, é exigido de tal pessoa conhecimento do setor em que vai atuar.

O empreendedor sempre quer realizar os seus próprios sonhos. É alguém que busca incansavelmente a auto-reaiização...

... capaz de transformar o mundo.

... aprender com os insucessos...

O empreendedor aprende com os erros e fracassos, diante dos quais não se abate.

... o papel de ator principal...

O empreendedor acredita que pode convencer as pessoas a realizarem o seu sonho. Ele tem a capacidade de colocar o destino a seu favor, a certeza de fazer diferença no mundo.



"É preferível ser cabeça de sardinha a rabo de tubarão."



O empreendedor tenta antecipar situações e preparar-se para elas.

É alguém com capacidade de observação e de planejamento.



Segundo Timmons (1994), "o Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20".


Fonte:Fernando Dolabela no livro “O SEGREDO DE L U I S A”

Autor: dolabela@reime.org.br

Primeira edição: Maio de 1999





Comentário:


O empreendedor deve ser uma pessoa que introduz inovações, assumindo riscos.

Sempre com uma forma diferenciada de administrar, vender, fabricar, distribuir, além de inovar na forma de fazer propaganda dos seus produtos e/ou serviços, com atitudes e ideias criativas.


José Marcos




• Presume-se que, se uma pessoa tem características e aptidões mais comumente encontradas em empreendedores de sucesso, terá melhores condições para empreender. Como se sabe, é pelas características comportamentais básicas que o candidato a empreendedor deve se pautar. Por outro lado, sem tais características, a pessoa terá dificuldades em obter sucesso. No estágio atual de conhecimento sobre Empreendedorismo, sabe-se como ajudar os empreendedores em potencial e os empreendedores de fato a identificar as características que devem ser aperfeiçoadas para obterem sucesso.

• A tese de que o empreendedor é fruto de herança genética não encontra mais seguidores nos meios científicos. Assim, é possível que as pessoas aprendam a ser empreendedoras, mas dentro de um sistema de aprendizagem especial, bastante diferente do ensino tradicional.

0 que ainda não se pode fazer no estágio atual de conhecimento na área de Empreendedorismo:

• determinar com certeza se uma pessoa vai ou não ser bem-sucedida como empreendedora;

• garantir que as pessoas dotadas das características essenciais ao empreendedor terão sucesso.


A alta taxa de mortalidade infantil. No mundo das empresas emergentes, a regra é falir, e não ter sucesso. De cada três empresas criadas, duas fecham as portas. As pequenas empresas (menos de 100 empregados) fecham mais: 99% das faiências são de empresas pequenas. Se alguns têm sucesso sem qualquer suporte, a maioria fracassa, muitas vezes desnecessariamente. A criação de empresas é um problema de crescimento económico.

Exige-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de "Empreendedorismo". As empresas precisam de colaboradores que, além de dominar a tecnologia, conheçam também o negócio, saibam auscultar e atender às necessidades do cliente, possam identificar oportunidades, e mais: buscar e gerenciar os recursos para viabilizá-las.

Voce tem que aprender a aprender sozinho,o conhecimento de que necessita, diferentemente do aprendizado nas áreas onde se busca a resposta certa.

A grande virtude no Empreendedorismo é a capacidade de formular as perguntas pertinentes, que geralmente não apontam para uma só verdade, para uma única "resposta certa", mas para vários e diferentes caminhos e alternativas.


Filíon se refere à Visão complementar, que trata da gerência da empresa, da organização e controle das diversas atividades administrativas, financeiras, de pessoal, etc. Através da visão complementar é que se criará a estrutura para que o produto seja vendido aos clientes, da forma mais eficaz possível, gerando os resultados esperados (viabilidade, consolidação, crescimento,altos lucros).


Fonte:Fernando Dolabela no livro “ O SEGREDO DE L U I S A”

Autor: dolabela@reime.org.br

Primeira edição: Maio de 1999




Segundo Nonaka & Takeuchi (1997) há dois tipos de conhecimento que podem ser identificados. O primeiro deles, o conhecimento tácito, é aquele que diz respeito ao aprendizado acumulado pelo indivíduo no decorrer de sua vida, ou seja, corresponde a um conhecimento pessoal e arraigado no indivíduo, o que torna mais difícil a sua explicitação e comunicação. Este conhecimento é composto por duas dimensões distintas: a técnica, que corresponde ao know-how do indivíduo, e a cognitiva, que compreende as crenças, percepções, ideais, valores, emoções e modelos mentais individuais. O segundo tipo de

conhecimento, o explícito, consiste em um conhecimento formal, sistemático e, portanto,passível de ensino.


Uma vez que ambos os conhecimentos – tácito e explícito – são parte essencial da dinâmica de uma organização, o desenvolvimento de uma efetiva gestão do conhecimento encontra-se ligado não só à identificação desses conhecimentos no ambiente organizacional, mas também à necessidade de uma consciência sobre como ocorrem seus processos de troca

ou conversão.


O conhecimento consiste em uma somatória de experiência, valores, informação contextual e insights experimentados, a partir da qual é possível avaliar e incorporar novas experiências e informações (Davenport & Prusak, 1998)












Justificativa:


Pelo exposto nos resumos acima, necessitamos de uma visão complementar que se traduz no gerenciamento da empresa que você criou, sua organização e o controle das diversas atividades administrativas, financeiras, de pessoal, etc. Através disto é que se criará a estrutura para que o produto/serviço seja vendido aos clientes, da forma mais eficaz possível, gerando os resultados esperados (viabilidade, consolidação, crescimento,altos lucros).

É possível agregar valor para ser um empreendedor de sucesso, investindo no conhecimento explícito que adquirimos em cursos de administração, auto-aprendizagem, especializações e tecnologia vinculada à área de atuação.

Claro se for identificado que a pessoa tem as características e o perfil de empreendedor isto pode facilitar as coisas, mas não é fator de garantia de sucesso.


José Marcos 

Desenvolvimento de Negócios na Internet



 1. Na compra de um softtware o empreendedor deve buscar algumas  características. quais são elas?
         Confiabilidade. Tanto o consumidor como o comerciante devem possuir mecanismos que garantam a privacidade da transação e tenham garantias de que ambas as partes irão cumprir o contrato de compra e venda.
         Autenticação. Ambas as partes devem ter a certeza deue estão se comunicando com a parte com a qual acreditam que estão fazendo negócios.

         Integridade de dados. Deve ser usada uma tecnologia que assegure que os dados não serão violados e adulterados durante a transmissão entre o consumidor e comerciante. E no lado do comerciante, que ele possua mecanismos que evitem a invasão de hackers que violem as informações dentro do seu ambiente.

         Não repúdio. Estabelecer um processo em que nenhuma parte possa negar que participou do processo de venda.
         A empresa deve criar em seu site algumas vantagens que facilitem a bus­ca pelo usurário, através de um sistema que contenha um setor de com­pras e listas de produtos visíveis em todas as páginas.

         O software adquirido deverá ter o layout da loja contendo  tudo isso, com segurança, rapidez e facilidade de acesso.

           2. O que falta para as empresas nacionais aderirem mais intensamente a corrida tecnológica?
             No Brasil a criação de uma empresa no mercado é um pouco mais difícil do que em países mais avançados tecnologicamente. Pelo fato do Brasil ser um país capitalista, tornou-se exportador de matéria prima barata para outros países e, consequentemente, importadores de tecnologias caras, assim sendo, somos subordinados da globalização (ALMEIDA, 2001).
           3. O que os gestores devem ter como priodidade ao deciderem entrar em um novo mercado?
         Priorizar a gestão financeira: contas a receber, estoque, caixa e bancos, ativos não produtivos, fornecedores, empréstimos bancários, pessoal, impostos e encargos previdenciários.
         Aumento de produtividade com redução de custos: apuração e con­trole de custos, desperdício de materiais, retrabalho, energia, informa­ção “internet”.
         Aperfeiçoar a política de vendas e marketing: comunicação com clientes, prazos de entrega de produtos, serviços, pré-venda e pós-venda, diferenciação de produtos e serviços.
         Investir em qualidade e tecnologia: treinamento de recursos huma­nos, relacionamento com fornecedores, relacionamento com clientes, envolvimento e participação dos empregados

 Em uma análise mais avançada é fundamental que sua ren­tabilidade seja sua maior atratividade.
           4. Como deve ser definido o nome do domínio próprio? E o que deve ser feito para verificar sua disponibilidade?
Nome de Domínio Próprio – é o nome de domínio registrado pelo próprio Remetente do Email Marketing, conforme os procedimentos vigentes para registro de nome de domínio na internet. Ex: exemplo.com.br / example.com / example.net, dentre outras extensões;
         Opt-in - é a permissão prévia concedida pelo Destinatário e comprovável pelo Remetente, autorizando o envio de E-mail Marketing por um determinado Remetente;
          Opt-out - forma disponibilizada e informada na mensagem de E-mail Marketing para que o destinatário exerça o descadastramento da respectiva Base de Destinatários;
          Parceira – Pessoa física ou jurídica que contrata uma ação de E-mail Marketing para uma base de destinatários do Remetente, que detém o relacionamento e gerenciamento das ações de E-mail Marketing.
         Provedor - empresa prestadora de Serviço de Conexão à Internet, e-mail, hospedagem de sites ou conteúdo digital, atividades estas que, nos termos do art. 61 da Lei Federal n.º 9.472, de 16 de julho de 1997, caracterizam Serviços de Valor Adicionado;
         Remetente – pessoa física ou jurídica cujo nome seja apresentado no campo de dados do E-mail relativo ao emissor da mensagem (campo “De:/From:” do cabeçalho da mensagem);
         Soft-Opt-in – envio de mensagens sem Opt-in, porém sempre a partir da prévia e comprovável relação comercial ou social entre o Remetente e o Destinatário.
                     Como verificar a disponibilidade ?
          Roteiro para registro de domínios na Fapesp *
          5. A diferenciação do produto, capital, canais de distribuição são fatores atribuídos a que força competitiva?
         Barreiras à entrada de concorrentes: Novas empresas que entram para uma indústria trazem nova capacidade, o desejo de ganhar uma parcela do mercado e frequentemente recursos substanciais. A ameaça de entrada em uma indústria depende das barreiras de entrada existentes, em conjunto com a reação que o novo concorrente pode esperar da parte dos concorrentes já existentes. Se as barreiras são altas, o recém-chegado pode esperar retaliação acirrada dos concorrentes na defensiva; a ameaça de entrada é pequena.








Fontes:
          Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing
         http://campus15.unimesvirtual.com.br/eduead/course/view.php?id=94         
         http://www.laniway.com.br/br/dominio/fapesp.do










Estágio Supervisionado - Sugestões de Melhorias



Introdução

Nesta etapa do estágio identifiquei três melhorias na área de compra, uma aproveitada parcialmente, outra a ser analisada e a última viável, e aplicada no processo de compra.

Situação 1: SAP/R3

SAP ERP

A base mais confiável para a inovação e a excelência empresarial

Estratégias e operações mais alinhadas. Maior produtividade e visibilidade sobre toda a organização. Estas e outras vantagens representam o grande potencial do software SAP ERP (enterprise Resource Planning: planejamento dos recursos empresariais) – a solução que permite que sua empresa se adapte rapidamente às exigências de um mercado em constante transformação.
http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/erp/index. epx

Histórico

No decorrer do meu estágio observei que a ferramenta SAP/R3, usada para compra, muitas vezes ficava lenta e quase inviabilizando o processo.

Sugestão de melhoria: Ferramenta alternativa ao SAP
Resposta do Gerente

O SAP/R3 é uma ferramenta para toda a Petrobras e muito bem customizada.
Tendo um comitê Gestor que analisam todas as demandas da Petrobras, é um software alemão usado no mundo todo e pelas maiores empresas do mundo, e como já foi falado, muito bem customizado para a Petrobras, fica difícil qualquer mudança fora do comitê Gestor. A demora que às vezes ocorre é por sobrecarga.
Explicaram também, que existem dois “super” computadores na sede da empresa fazendo este aplicativo cruzando dados “full time” e com redundância, sendo que se um falhar o outro assume atualizado.

Fato curioso: Lembra até, que no começo da implantação do SAP/R3 ocorreu um problema com abastecimento de aeronaves nos aeroportos, o combustível estava no caminhão do lado do avião, porém não se podia liberar a compra, ficando as aeronaves em solo até que o problema foi sanado.

Sugestão de melhoria local: criados alguns atalhos permitidos pelo SAP/ R3 para área de trabalho do computador pessoal dos envolvidos em compras, ao invés de ficar localizando subitens dos aplicativos na página corporativa, ganhando um pouco de agilidade no processo de compra. 




Histórico

TABELA DE LIMITES DE COMPETÊNCIA

A Tabela de Limites de Competência tem por objetivo estabelecer valores de que dispõem o Presidente, os Diretores e as funções de Administração Superior da Petrobras para o cumprimento de suas atribuições e gestão da Companhia. As funções de Administração Superior são aquelas preenchidas pelos titulares das unidades organizacionais da estrutura geral da Petrobras, conforme definido no Plano Básico de Organização.
No processo de compra por dispensa de valor, de chapa mola para tanque de teto flutuante que participei, deparei com o limite de competência para aprovação do pedido colocado junto ao fornecedor.
Sendo que o limite do gerente é em torno de dez vezes maior que a do gerente setorial.
Esta autorização é conseguida nos deslocando do nosso ambiente de trabalho, onde também se encontra o gerente setorial, para o ambiente de trabalho do gerente, que nem sempre esta no local a disposição devido suas  atribuições, ficando o processo aguardando sua assinatura para liberação.

Sugestão de melhoria: Aumentar o limite de competência do gerente setorial. Agilizando o processo de compra, descentralizando o poder e delegação de novas atribuições.


Situação 3: COMPRA POR DISPENSA DE VALOR do produto “X”

Por ex: Cadeiras de rodas para o Setor de Saúde

Histórico:


1-     Análise através de ferramenta corporativa (SAP/R3)da disponibilidade do item na RPBC ou no sistema Petrobras;
Executado, não tem.

2-     Classificação de material crítico de processo?
Não.

3-     Análise através de ferramenta corporativa (SAP/R3) quais fornecedores estão qualificados para vender para a Petrobras.

4-      Na ferramenta corporativa (SAP/R3), criada solicitação de cotação e encaminhada via PETRONECT (ferramenta corporativa que  é um cadastro de fornecedores-> fabricantes e distribuidores).

Fornecedores não cadastrados no PETRONECT.

Explicação:
Quando o fornecedor é cadastrado no PETRONECT e do acesso a esta ferramenta, o softwear já trás a proposta formatada, ou seja, emite um relatório consolidado, onde equaliza as propostas, trazendo para a mesma base (preço líquido) de comparação todas as propostas comerciais.

Observação:
no mundo o imposto IVA ( Imposto Valor Agregado) é um único imposto,que facilita o processo de compra. No Brasil existem em torno de 50 impostos o que fica difícil você decidir qual a melhor proposta comercial, já que existem diversos e diferentes impostos regionais.

Sendo assim, se a compra não dá para fazer usando o PETRONECT você usa uma planilha auxiliar para análise da melhor proposta.



   Tabela 1: que era usada

A tabela 1 que estava em uso, era com entrada manual, ou seja, o comprador tinha que fazer cálculos a parte em uma calculadora e lançar na planilha.






Sugestão de melhoria:
                                  
Tabela 2

Nesta tabela, se usa as fórmulas do “Excel”, ou seja, coloca-se os valores e os impostos são calculados, agilizando e facilitando a análise das propostas comerciais.

Dando prosseguimento ao processo de compra:

5-     Análise das propostas comerciais (cotações)

6-     Identificado o vencedor e elaborado pedido de compra da proposta classificada.

7-     Solicitada liberação gerencial e colocado pedido junto ao fornecedor
    
8-     Promessa de entrega do item prevista para XX/XX/XXXX.